As Residências Artísticas são espaços de encontro de investigação artística entre profissionais de diversas áreas e linguagens, geralmente com algum tema ou questão orientadora. São espaços de troca, reflexão e convívio intensivo que propiciam um tempo-espaço específico para achar novas soluções, perspectivas, propostas para contrapor o pensamento hegemônico de forma sistêmica, criativa e arrojada.
Nesses momentos se criam imagens e experiências visuais, audiovisuais, performáticas, relacionais, que nutrem os trabalhos que realizamos com as comunidades locais às quais nos dedicamos.
Nosso principal local de residências é a Nascente de Arte e Utopia, localizado no povoado da Volta da Serra, na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.
Contudo, realizamos residências em outras cidades, construindo parcerias com organizações locais que nos convidam para conduzir e guiar esses espaços de encontro intensivo.
Mulher-Território: cuidado, criação, coletivo
Maio 2022
NAU – Brasil
Artistas Feministas interessadas nas relações entre cuidado com a terra, cuidado com a comunidade e autocuidado como práticas micropolíticas de transformação de mundo.
https://www.arteseutopia.com/residencia-otratierra
Solstício de Inverno: tradições e outros convívios
Junho 2022
NAU – Brasil
Artistas e Profissionais da Cultura interessades nas relações espinhosas entre ruralidade e urbanidade, tradição e culturas contemporâneas, conhecimento ancestral e inovação.
(falta link)
Práticas Híbridas: Residência em Coreocinema
Julho 2022
Sítio Cores Vivas – Brasil
Artistas da área audiovisual e das artes cênicas interessades na exploração da linguagem híbrida como forma de ampliar as poéticas artísticas no espaço não-humano tanto digital como natural.
(falta link)
Volta do Ano: Oráculos, Sonhos, Criação e Coletivo
Dezembro 2022 – CHAMADA ABERTA
NAU – Brasil
Pessoas interessadas nas relações entre conhecimento inconsciente, criação artística guiada pelo conhecimento ancestral e a memória cultural contida em oráculos e sonhos.
https://www.arteseutopia.com/volta-do-ano
Utopias Familiares e possíveis não-monogamias
Fevereiro 2023 – CHAMADA ABERTA
NAU – Brasil
Pessoas interessadas na criação de práticas alternativas ao modelo familiar tradicional e suas implicações na repressão sexual, na violência doméstica, na invisibilização do trabalho reprodutivo, etc.
Amor e revolução política
Abril 2023 – CHAMADA ABERTA
Casa do Collectif des Sardines – França
Artistas interessades na criação artística a partir da crítica satírica e sarcástica dos dramas relacionais familiares – românticos.