Aqui estamos na quarta edição dos Encontros de Artivismos para Descolonizar! Abordar a descolonialidade em um país colonial não é uma tarefa fácil para ninguém. Especialmente quando somos mulheres latino-americanas vivendo em terras europeias há já vários anos.
Hoje mais do que nunca, sabemos que os processos coloniais estão tão profundamente enraizados em nós que o trabalho de descolonização é profundo, árduo, longo, pessoal e coletivo. Na OtraTierra, não estamos sozinhas nesta imensa empreitada para descolonizar! E durante estes dias de abril, celebraremos a cada momento a presença daquelas e daqueles que se juntam a nós para colaborar, colocando sua carne em jogo, oferecendo suas lágrimas e arriscando seu riso.
Na programação dos encontros, reunimos pessoas que, cada uma à sua maneira, tentam criar novas formas de vida além das dicotomias patriarcais coloniais. São pesquisas, obras de arte, estratégias de ação coletiva que buscam complexificar o mundo e queerizar a vida, porque suas próprias existências se recusam a se conformar às caixas nas quais o poder quis que fossem colocadas.
São artivismos que resistem aos quadros simplistas da vitimização, da estigmatização ou da exotização. Artivismos que abrem brechas no campo do possível e que trabalham por uma ecologia dos afetos. Coletivos que, mais do que denunciar, afirmam que estão aqui para retomar o que lhes pertence por direito: a possibilidade de uma existência digna e multidimensional!
Desejamos a todos a humildade de reconhecer a colonialidade em nós, a disciplina para transformá-la e a alegria de nos sentirmos juntos na resistência!
Melissa Proaño
Curadora dos Encontros de Artivismos Para Descolonizar
Otra Tierra
Visualizar programação Completa:
Fazer download do Programa: