A partir de vários exercícios psicofísicos e a ideia de que cada uma tem um superpoder para explorar, esta oficina colabora com o autoreconhecimento da própria potência, força e agressividade corporal de cada participante, deixando em evidência como o desejo, o imaginário e as utopias estão em nossos corpos. A ideia central é usar esses imaginários para construir uma postura diferenciada no nosso dia a dia e vivenciar espaços empoderadores da diversidade de sentimentos e emoções que nos constituem. 

 

CORPO INCENDIARIO

APRESENTAÇÃO

Essa oficina questiona a ideia de que mulheres não devem ser agressivas nem mesmo em defesa própria, que não devem responder às violências sistemáticas que sofrem de forma corporal, física, visível. Pensada principalmente para o público femenino, esta oficina explora a ideia de que todas temos ou podemos ter um superpoder que transforma o mundo à nossa volta. Essa exploração, que se faz através de diversos exercícios psicofísicos, colabora para o autoconhecimento da potência, força, agressividade, capacidade de explosão, capacidade de se tornar uma ameaça e não apenas uma vítima, deixando em evidência como o desejo, o imaginário e as utopias estão nos nossos corpos. A ideia central é usar esses imaginários para construir uma postura diferenciada no nosso dia a dia e vivenciar espaços empoderadores da diversidade de sentimentos e emoções que nos constituem. 

 

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

>Experimentar psicofísicamente a potência física vinculada à legitimação da agressividade, da capacidade de resposta, da capacidade de ameaça, etc.;

>Construir espaços de ação e escuta criativa;

>Deslocar de forma incorporada os papéis femininos patriarcalmente impostos.

 

METODOLOGÍA

A oficina é completamente prática. Tem uma duração de 12 horas, que contempla aquecimentos, realização de ações com objetos, momentos de meditação/improvisação guiada, dinâmicas em pequenos grupos, momentos de fala/escuta. 

 

PÚBLICO 

A oficina é aberta a pessoas adultas, atuantes em qualquer área, que estejam motivadas e curiosas. Entretanto, é importante considerar que ela tem um grande componente prático no qual os participantes serão convidados a usar suas habilidades criativas (corpo, voz, plástico, etc.). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *