A.M.E. (Artivismos Migratórios Europeus) é um conjunto de recursos práticos e teóricos que busca incentivar a cidadania europeia contemporânea, apoiar a ação artística coletiva e promover a participação de adultos no acompanhamento de pessoas em situação de migração.

Para a A.M.E., a pedagogia é o enxerto entre práticas e teorias para uma educação mútua: entre a necessidade de desaprender os privilégios coloniais, que hierarquizam os saberes e reproduzem mecanismos de exclusão, e as práticas artivistas, como campo de ação para transformar o real e o simbólico.

Nossas referências são as pedagogias críticas, feministas e decoloniais, as práticas de escuta profunda, de imaginação utópica, o conhecimento situado e a abordagem sentipensante.

A.M.E. reúne artistas e pesquisadoras, membros das associações CAMERA LUCIDA (França), OTRATIERRA (França) e PORCO ROSSO (Itália), atuantes nos campos das ciências humanas, das artes, do ativismo feminista decolonial e do meio ambiente.

Suas abordagens transdisciplinares enriquecem as práticas pedagógicas e o engajamento voluntário dos adultos no cuidado de si e nas responsabilidades coletivas dentro da comunidade.

Clique no link abaixo para informações detalhadas sobre o projeto (em francês e italiano).